Anti Sócrates

quinta-feira, abril 20, 2006

É a economia, estúpido!


O relatório do Banco de Portugal divulgado na terça feira é bastante negro para este Governo. Relativamente ao passado, refere que a execução orçamental respeitante ao ano de 2005 é a pior desde 2001. O défice de 6% foi cumprido, mas à custa de aumentos de impostos (que o PS prometeu não fazer), venda de património, etc. Ou seja, até Santana Lopes fez melhor.

Relativamente ao futuro, o relatório afirma que
o cumprimento dos objectivos de despesa apresentados pelo Governo em algumas das principais componentes do Orçamento do Estado (OE) para 2006 «não parece exequível», duvidando implicitamente da possibilidade de concretização das metas estabelecidas sem que novas medidas sejam aplicadas.

O tempo em que o Governador do Banco de Portugal anunciava medidas que deviam ser divulgadas pelo Governo acabou. Agora, começou o tempo da divergência.


Mas as más notícias para este Governo não acabam por aqui. O FMI prevê um crescimento de da economina portuguesa em 0,8%, contra os 1,1% previstos no Orçamento de Estado para 2006. Ou seja, em vez de convergirmos com a média europeia, divergimos, afastamo-nos dos países mais ricos e vamos ser apanhados pelos mais pobres.

Caiu mais um mito: a política de rigor orçamental deste Governo.